PLANO DE NEGÓCIOS
OBJETIVO
Coordenar a execução do processo de Planejamento Estratégico e suas revisões periódicas.
ETAPAS
Definição do Negócio, Visão, Missão e Valores da empresa. Análise do Ambiente Externo. Análise do Ambiente Interno. Estabelecimento de Objetivos com base nessas definições e análises. Definição de ações estratégicas e dos responsáveis pela sua execução e acompanhamento.
FORMATO
Sob consulta – A carga horária é bem diversificada e depende do porte da empresa, do seu segmento de negócios, da complexidade de sua operação, entre outros fatores.
DEVO ELABORAR UM PLANO DE NEGÓCIOS ?
Sim, se você percebe em sua empresa pelos menos um dos sintomas abaixo:
- Excesso de dependência de preço baixo para vender.
- Queixa de falta de informações sobre o que está acontecendo na empresa.
- Divergência ou falta de visão e confiança no futuro.
- Queixas recorrentes sobre baixa rentabilidade do negócio.
- Retrabalho frequente e perdas de prazos.
- Estresse e conflito no relacionamento entre gestores.
CONSEQUÊNCIAS DA FALTA DE UM PLANO DE NEGÓCIOS
Queda na qualidade da gestão, queda no faturamento, redução da capacidade financeira e, na maioria dos casos, a falência.
POR QUE ELABORAR UM PLANO DE NEGÓCIOS
A mais lucrativa fabricante de chicotes para carruagens do século 19 faliu logo após a invenção do automóvel.
No Brasil, 65% das empresas fecham antes de completar 5 anos.
Pesquisa realizada pelo Sebrae-SP (2017) revela que:
1. Ao abrir a empresa, parte dos empreendedores não levantou informações importantes sobre o mercado.
- 46% não sabia quantos clientes teriam e os hábitos de consumo desses clientes.
- 39% não sabia qual era o capital de giro necessário para abrir o negócio.
- 38% não sabia o número de concorrentes que teriam.
- 37% não sabia qual a melhor localização para sua empresa.
- 33% não tinha informações sobre fornecedores.
- 32% não conhecia os aspectos legais do seu negócio.
- 31% não sabia sobre o investimento necessário para o negócio.
- 18% não levantou a qualificação necessária da mão-de-obra.
- 61% não procura ajuda para a abertura do negócio.
- 55% não planeja como a empresa funcionaria em sua ausência (férias).
- 55% não elabora um Plano de Negócios.
2. Mais da metade não realizou o planejamento de itens básicos, antes do início das atividades da empresa.
- 50% não definiu estratégia para evitar desperdícios.
- 50% não determinou o valor do lucro pretendido.
- 42% não calculou o nível de vendas para cobrir custos e gerar o lucro pretendido.
- 38% não identificou necessidades atendidas pelo mercado.
- 24% não identificou tarefas e os responsáveis por realizá-las.
- 21% não identificou o público-alvo do negócio.
3. Entre as empresas que planejaram, a maioria absoluta não planejou para além de 6 meses.
- Empresas em Atividade - 69% - 6 meses --- 31% - mais de 6 meses.
- Empresas Encerradas - 82% - 6 meses --- 18% - mais de 6 meses.
O planejamento operacional e tático é importante para atingir os objetivos no dia a dia, porém é o Planejamento Estratégico que direciona a empresa para o sucesso em médio e longo prazo.
SUA EMPRESA PODE EVITAR TUDO ISSO