MonChef

Informações de Uso

Primeiros passos.

 

1. Defina quais os pratos que farão parte do MenuDoDia.

 

2. Prepare o Formulário do Google.

2.1. Edite o modelo de anúncio para colocar no Formulário do Google. Você pode fazer isso com uma Apresentação do Google com o nome "MonChef-MenuDoDia".

2.2. Faça um download da imagem como arquivo .jpg.

2.3. Salve com um nome seguindo o padrão "MenuDoDia - AnoMêsDia" - (exemplo - MenuDoDia - 20200601).

2.3. Abra o formulário no modo edição, clique em Menu do Dia e edite o campo seguindo o padrão  "Menu do Dia - SEG, 22/06/2020"

2.4. No canto superior esquerda da imagem, clique no círculo com 3 pontos na vertical e clique na opção "Alterar". Na nova janela aberta, na guia "Fazer Upload", clique no botão "Procurar", escolha o novo arquivo do MenuDoDia. Se necessário, ajuste a imagem para completar toda a largura da coluna.

 

3. Registre o Menu do Dia no aplicativo.

3.1. Abra a tabela MenuDoDia, clique no botão "+" no canto inferior direito, e registre todos os campos.

Pronto.!

Você já está preparado para receber os pedidos.

 

A Seguir.

1. Divulgue o Menu do Dia.

1.1. Envie pelo Whatsapp a imagem "MenuDoDia - AnoMêsDia.jpg" com a URL do Formulário do Google no campo comentário da imagem. Se preferir use um link curto. Você pode criar um em www.bitly.com - siga o modelo "https://bit.ly/MinhaEmpresa", ou algo parecido.

2. Navegação no MonChef.

2.1. O MonChef possui 8 Guias.

2.1.1. O Menu Principal, localizado no rodapé do MonChef, possui 3 Guias - Menu do Dia, Entrada Pedidos e Calendário.

2.1.2. No Menu Lateral, localizado no canto superior esquerdo do MonChef, possui 5 Guias - Depreciações, Ficha Técnica, Gerencial, Insumos e, Pedidos do Dia.

MENU PRINCIPAL

3. Menu do Dia.

3.1. Neste Guia, você deve anotar a data atual, as opções para os pratos do dia, e os preços referentes às duas variações de apresentação dos pratos.

3.2. É importante manter essa Guia atualizada, pois é ela que fornece as informações que farão parte da Comanda (Confirmação de Pedido).

4. Entrada dos Pedidos.

4.1. Quando seus clientes enviam seus pedidos através do Formulário do Google, eles são mostrados na Guia Entrada Pedidos.

4.2. Para facilitar o gerenciamento dos pedidos, você pode marcá-los em diferentes "Status de Pedido".

4.2.1. São 6 diferentes "Status de Pedidos" - A Confirmar, Cancelado, Confirmado, Cobrado, Separado, Enviado.

4.2.2. Os pedidos entram com status "em branco" e você pode editá-los à medida que o atendimento for sendo executado.

5. Calendário.

5.1. Você pode querer consultar pedidos de dias anteriores. Para isso, o MonChef oferece a Guia "Calendário". Nela você pode ver os pedidos organizados por data de entrada.

5.2. Ao clicar no pedido, você poderá ver todos os seus detalhes.

MENU LATERAL

5. Pedidos do Dia.

5.1. Com o passar do tempo, vai acumulando o volume de pedidos registrados.

5.2. Use a Guia "Pedidos do Dia" para ver somente os pedidos que entraram no dia.

6. Depreciações.

6.1. Cada um de seus equipamentos tem uma vida útil. Em algum momento, você vai precisar comprar outros para repor os equipamentos que funcionam mal, ou ficaram obsoletos.

6.2. Durante sua vida útil, seus equipamentos perdem valor. Essa perda de valor faz parte dos custos de seus produtos, e precisam ser rateadas. Para facilitar, o MonChef rateia a depreciação de equipamento pela quantidade de produtos vendidos.

6.3. Na Guia "Depreciações", você registra os dados sobre cada equipamento.

6.4. Atualize periodicamente o valor de cada equipamento e registre a data da atualização. Desta forma, o MonChef calcula o valor da depreciação e faz o rateio para compor o custo de seus produtos.

6.5. O MonChef avisa quando faz muito tempo que você não atualiza o valor de um equipamento. A data de atualização muda de cor, e fica avermelhada.

6.6. Quando terminar a vida útil de seu equipamento, ele estará completamente depreciado e, teoricamente, você terá reservado o valor para comprar um novo equipamento. Por isso, o MonChef deixa de computar o valor de sua depreciação no custo dos produtos.

7. Ficha Técnica.

7.1. A Guia "Ficha Técnica" reune e calcula todos os componentes de custo de cada produto, inclusive os custos indiretos (rateados).

7.2. Você registra cada componente (Insumo) do produto e sua quantidade, e o MonChef busca os valores em outras tabelas e calcula o custo de seu produto.

7.3. Você registra o preço que deseja praticar para aquele produto, e o MonChef calcula a Margem de Lucro do produto. Você pode fazer simulações para encontrar o preço que seja competitivo e que também lhe dê uma boa margem de lucro.

8. Gerencial.

8.1. Todos os meses você tem gastos que não fazem parte direta do custo de seus produtos. Gastos com salários, aluguel, condomínio, água, energia elétrica (por exemplo), precisam ser rateados para compor o custo de cada produto vendido.

8.2. Na Guia "Gerencial", você registra tudo o que gastou no mês relativo a esses custos indiretos (que precisam ser rateados). O MonChef calcula o rateio com base no que foi informado e acrescenta esse valor na "Ficha Técnica" de cada produto.

8.3. Nesta Guia, você também registra:

8.3.1. O valor total da Receitas (Total das Vendas do Mês).

8.3.2. O valor total dos gastos com Custo Direto (Insumos), aquilo que é colocado diretamente nos produtos.

8.3.3. A quantidade total de produtos vendidos no mês.

 

8.4. O MonChef calcula e mostra:

8.4.1. A Rentabilidade Total Bruta.

8.4.2. O Preço Médio por Produto.

8.4.3. O Custo Indireto Médio por Produto.

8.4.4. A Rentabilidade Média por Produto.

8.4.5. O Custo Indireto Total.

8.4.6. O Ponto de Equilíbrio (Break Even Point). É o valor de vendas do mês, acima do qual, seu negócio começa a dar lucro considerando todos os outros valores.

9. Insumos.

9.1. Na Guia "Insumos", você registra os dados relativos aos componentes que fazem parte direta de seus produtos.

O objetivo é calcular o valor da fração de cada componente que você vai utilizar em cada produto.

Por exemplo - Arroz - R$ 14,00/Embalagem 5Kg. Registre:

Unid/Emb (unidades na embalagem) = 5.000

Unidade = gramas

Preço por Embalagem - R$ 14,00

Data da Atualização - a data da última compra ou cotação

O MonChef calcula o valor do grama, pois cada produto irá utilizar uma quantidade diferente de arroz, que será registrada na "Ficha Técnica" de cada produto.

9.2. O MonChef avisa quando faz muito tempo que você não atualiza o valor de um insumo. A data de atualização muda de cor, e fica avermelhada.

Agora é com você.

Desejamos boas vendas.!!!

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